Clinica Universitária

COM DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS: País fortalece capacidade de tratamento de doenças

MOÇAMBIQUE acaba de elevar a sua capacidade de tratamento de várias doenças, mercê de uma doação do Governo da Índia, que vai contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde da população.

O apoio surge num contexto em que o sector da Saúde ressente-se da falta de alguns fármacos nas unidades sanitárias, estando, actualmente, a reorganizar-se e a racionalizar os recursos existentes para garantir a continuidade dos serviços.

A informação foi tornada pública, terça-feira, em Maputo, pelo ministro da Saúde, Ussene Isse, e o ministro indiano dos Negócios Estrangeiros, Shri Kirti Vardhan, no lançamento da campanha de doação de 1200 próteses de membros inferiores, no âmbito do projecto Índia para a Humanidade, uma iniciativa de solidariedade, cooperação e promoção da dignidade humana.

Isse referiu que a actividade está inserida na comemoração dos 50 anos da independência, acrescentando que nos próximos 60 dias muitos pacientes que perderam membros devido a traumas, na sua maioria por acidentes de viação e doenças como as diabetes, passarão por reabilitação física, emocional e social.

O ministro indiano apontou que a acção reforça os laços de amizade, de mais de 50 anos, entre os dois países e contribui para transformar e melhorar a vida dos pacientes e prestação de cuidados de saúde.

Recordou que a Índia mantém o seu apoio também em contexto adverso, tal como o fez durante a Covid-19, em que doou imunizantes para o controlo da doença e aquando do ciclone Idai, altura em que ofereceu medicamentos e alimentos para as vítimas.

Por sua vez, o director do HCM, Mouzinho Saide, apontou que só no ano passado foram realizadas 1007 consultas de casos novos, em que 175 tinham problemas de amputação, e outras relacionadas a doenças neurológicas, ortopédicas e traumatológicas.

Paulo Chambule, um dos beneficiários, agradeceu o gesto, que considera importante para a melhoria da vida dos pacientes que, por diversos motivos, perderam os membros inferiores.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top